Sempre Alerta!

Em 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Escoteiro. O escotismo é um movimento mundial, juvenil, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. Em nossa cidade, ele está representado há mais de trinta anos pelo Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, que tem o objetivo de contribuir na formação de cidadãos autônomos e capazes de construir um mundo melhor para se viver. Vamos agora entender o surgimento dessa atividade e conhecer os envolvidos no grupo de escoteiros de Vacaria

01/04/2020 Especiais Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

Presente em todos os estados do país e em mais de duzentos países ao redor do mundo, o escotismo é um movimento que nasceu pelas mãos de Robert Smith Baden Pawell, um militar inglês que, em 1907, organizou o primeiro acampamento escoteiro a partir de sua experiência na carreira militar.

Aqui no Brasil, apenas três anos após a criação do primeiro grupo, a Marinha Brasileira trouxe o movimento que, na época, era ainda mais voltado à vida selvagem. Apesar das mudanças no âmbito tecnológico e dos interesses dos jovens de hoje, o objetivo e foco do escotismo continua o mesmo.

Sem pensar em lutas, guerras e conquistas, o movimento trabalha responsabilidades, cuidado com o meio ambiente, trabalho em equipe, incentiva a liderança e autonomia na tomada de decisões, estimula o trabalho voluntário, o serviço comunitário e, claro, a vida ao ar livre.

Ao ingressar em um grupo escoteiro, crianças ou jovens são divididas em ramos, de acordo com a faixa etária. O ramo Lobinho de 6 a 10 anos, o ramo Escoteiro, dos 11 aos 14 anos, o ramo Sênior, dos 15 aos 17 anos e o ramo Pioneiro, dos 18 aos 21 anos.  O lenço do grupo ao qual pertence identifica o escoteiro nos quatro cantos do mundo.

 As atividades e objetivos são iguais em qualquer lugar do planeta. A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseada em um sistema de valores e do método escoteiro. A organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) define como princípios do escotismo: dever para com Deus (crença e vivência de uma fé independente de qual seja); dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo); dever para consigo próximo (crescimento saudável e autoconhecimento) .

No Brasil, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), é a associação filiada a Organização Mundial do Movimento Escoteiro, com sede em Curitiba.  Para entender como o movimento se organiza em nossa cidade, falamos com a diretora presidente do grupo escoteiro Porteira do Rio Grande, que nos mostrou a sede local, algumas atividades desenvolvidas e o funcionamento do grupo como um todo.

Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande - 29

Em Vacaria, o Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande, nasceu em 1983, criado por um grupo de pais e hoje conta com mais de cem integrantes. A diretora presidente do grupo atualmente é Adriane Benedeti de Lucena, que envolveu-se no movimento há cinco anos  após o ingresso de sua filha nesse meio. Já o diretor de métodos educativos, Rodrigo Toledo, participa do grupo desde a infância, quando ainda era lobinho. As atividades são coordenadas por chefias voluntárias, que não medem esforços para realizar um excelente trabalho junto aos participantes.

Os encontros dos escoteiros de Vacaria, acontecem todos os sábados, às 14h, no Parque Nicanor Kramer da Luz. Adriane nos explica que, para poder ter a sede dos escoteiros no parque de rodeios, eles contam com a colaboração da Associação Rural que gentilmente permite a utilização dos espaços, garantindo a permanência do grupo no local.

Anualmente dois eventos são realizados para custear as despesas: um chá e um galeto beneficentes. Estes eventos já são tradicionais e contam sempre com a colaboração de nossa comunidade. O valor arrecadado, é aplicado em necessidades estruturais, manutenção da sede, compra de materiais para as atividades, transporte em viagens, entre outros.

“A maioria das pessoas pensa que os escoteiros apenas vão brincar no meio do mato. Mas nossos propósitos vão muito além disso, já que temos o compromisso de deixar o mundo melhor e por isso fazemos campanhas, ações, e ajudamos quem precisa. Ano passado revitalizamos a praça da escola Dalva Zanotto de Lemos e para esse ano já estamos pensando em outras atividades voluntárias,” explica a presidente. Em 2019, o Grupo Porteira do Rio Grande foi reconhecido como Padrão Ouro pela UEB.

Em um momento em que o mundo é tomado pela tecnologia e a velha roda de conversa está fora de moda, o escotismo faz com que os participantes esqueçam dos seus celulares e relembrem a importância do contato familiar e de um ambiente fraterno, contribuindo para a formação de líderes confiantes, característica essencial para o sucesso no mercado de trabalho e na vida.

 

O grupo pode ser seguido no Facebook (Grupo Escoteiro Porteira do Rio Grande) e contatos podem ser feitos diretamente aos sábados em sua sede no Parque dos Rodeios.

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.