Expedição: Caribe

A República Dominicana é um país encantador, com praias paradisíacas do Mar do Caribe ao Sul e do Oceano Atlântico ao Norte. O vacariano Jair Prandi conta um pouco de como foi percorrer boa parte do país de carro alugado e conhecer paisagens incríveis

01/04/2020 Expedição Carolina Padilha Alves

Em abril de 2018, Jair e sua esposa passaram uma semana rodando pela República Dominicana, país caribenho conhecido pelas belas praias e paisagens. Em vários filmes mais antigos de ação e aventura, a República Dominicana aparecia como uma terra sem lei, e talvez no passado fosse. Mas apesar de que no trânsito ainda pareça assim em alguns aspectos, o viajante conta que o país se mostrou muito bem organizado em locais específicos, como é o caso de Punta Cana, completamente preparada para o turismo, com dezenas de resorts de alto padrão.

O clima lembra bastante o do nosso Nordeste, muito quente, com uma boa brisa para aliviar o calor. Na culinária, Jair diz não haver muitas diferenças se comparado à alimentação do brasileiro. Existem variados tipos de pratos dominicanos, que vão desde sopas, até lanches fritos, além de sobremesas de doce de coco. Mas assim como no Brasil, o arroz e feijão é um clássico por lá também.

“O prato tipicamente dominicano no café da manhã é o Mangú, feito de purê de banana verde, coberto com cebolas fervidas em molho de vinagre, queijo e salame frito. Entretanto, o Mangú não foi de nosso gosto”, explica.

Como sabemos, o destaque turístico da República Dominicana são as praias. O país divide uma ilha com o Haiti e todo seu litoral é belíssimo. Porém, também tem a parte histórica, que se destaca principalmente na capital Santo Domingo.

Os destinos principais destacados pelo casal de turistas são:

- Punta Cana, com seus resorts e passeios, de qualidade excepcional;

- Península de Samaná, com suas praias perfeitas, repletas de coqueiros;

- Puerto Plata, que mistura praias do Atlântico, história e belas paisagens;

- A capital Santo Domingo, repleta de marcos históricos, sendo a primeira cidade fundada pelos colonizadores espanhóis na América.

O vacariano afirma que, em geral, o povo dominicano é bem receptivo e não tiveram nenhum problema durante a viagem.

“Um fato que chama a atenção é a quantidade de motocicletas nas cidades. Eles andam sem capacete, em até quatro pessoas em cima de uma moto e no estacionamento, na contramão, nas rodovias, em qualquer lugar”, relembra.

Jair ainda finaliza dizendo que é um dos destinos mais encantadores que teve o prazer de conhecer, onde há opções para todo tipo de público, com locais mais agitados ou tranquilos, ficando a critério de cada visitante.


Jair Prandi é viciado em viajar e conhecer novos lugares. Em seu blog, Viagens e Caminhos, já escreveu mais de 500 artigos de lugares que visitou. Acesse: https://www.viagensecaminhos.com.

REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.