Aromaterapia na decoração

Quando falamos em decoração, esquecemos que os aromas tem um papel importante e podem ser os responsáveis por garantir um espaço aconchegante, tranquilo e com um frescor único

01/10/2019 Casa20 Carolina Padilha Alves

O sentido do olfato é capaz de trazer à tona lembranças de lugares, pessoas e momentos, que ficaram guardados devido ao cheiro peculiar que aquele ou aquilo trazia. E, apesar de ainda ser pouco explorado na decoração e interiores, os aromas podem ser uma ótima ferramenta para fazer com que as casas se tornem inesquecíveis.

Os cheiros, em geral, comunicam-se a todo momento com os seres humanos, pois, ao entrar em um local, você pode saber pelo odor se o espaço está limpo ou sujo, se o alimento pode ser consumido, se tem algo queimando, etc. Então, por que não aproveitar mais esse sentido para trazer bem estar ao lar?

A aromaterapia é uma prática terapêutica que utiliza óleos essenciais como base e que tem o poder de melhorar a energia da casa e de seus moradores. Ela busca o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual dos habitantes, através desses óleos que, nada mais são, do que moléculas aromáticas de plantas com ativos químicos que proporcionam a sensação de bem-estar.

Os profissionais especialistas, como os terapeutas florais e os aromaterapeutas, podem ajudar na escolha do aroma correto para cada tipo de casa e de ambiente. Hoje, a aromaterapia pode ser aplicada por meio de difusores com design arrojado, que também podem ser escolhidos juntamente com o arquiteto ou designer responsável, e sprays, que permitem a inalação dos óleos e podem ser adequados a decoração, dando aquele toque especial.

O alerta vai para o potencial alergênico e a toxicidade dos óleos usados em grandes quantidades, por isso a importância do acompanhamento de um especialista na área. Abaixo, seguem algumas dicas de combinação de aromas e ambientes que podem ser aplicados dentro de qualquer residência, desde que seja na quantidade correta e não vá de encontro com alguma alergia já diagnosticada anteriormente.

 

Dicas de aromas para a casa

Ambiente social: lavanda ou laranja trazem a sensação de acolhimento;

Quartos: lavanda, cedro e gerânio estimulam o relaxamento;

Escritório, biblioteca ou quarto de estudos: menta, hortelã, pinho e limão, ajudam a manter o foco e a concentração;

Cozinha: baunilha ou canela são energizantes e estimulam o apetite;

Banheiros e lavabos: eucalipto, conhecido como antibactericida natural.

Ambientes externos (varanda, jardim, terraço): os cítricos e intensos como limão siciliano e mandarina, que trazem as sensações de alegria e alto astral.

 

*Matéria inspirada no site Casa Vogue

 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.