Adoção em tempos de pandemia

Devido aos acontecimentos que envolvem a pandemia do Covid-19 ao redor do mundo, o número de adoções de animais aumentou, para fazer com que as pessoas não se sintam tão solitárias durante o isolamento social. Pensando nisso, a Bicho Vip – Clínica Veterinária iniciou um movimento para fomentar a adoção responsável de cães e gatos em nossa cidade. Além de conhecer os pets que estão disponíveis para serem adotados, leia as histórias de uma protetora independente e de uma mãe adotiva de nove cachorros, que deram outro sentido às suas vidas depois que começaram a tirar animais da rua

01/05/2020 Especiais Carolina Padilha Alves Tiago Sutil

A procura pela adoção de cães e gatos aumentou, segundo declaração de ONGs e protetores de animais, durante a quarentena que levou milhões de pessoas a ficarem em suas casas nos últimos meses.

Os animais suprem a necessidade de companhia dos humanos, que passam por tempos difíceis, e até impedem que doenças como depressão e ansiedade se desenvolvam. O aumento repentino de adoções está sendo muito benéfico, tanto para os animais em situação de vulnerabilidade, quanto para seus novos donos e, principalmente, para desafogar as ONGs, lares temporários e ruas que, no Brasil, estão sempre cheias de animais perambulando.

Porém, é preciso ter cuidado: o isolamento social não pode ser o único motivo para adoção. Quando as atividades voltarem ao normal, a rotina da casa deverá ser repensada para que não haja abandono, já que a adaptação do animal foi feita com o dono em casa durante todo o tempo.

Percebendo esse novo cenário, a Bicho Vip – Clínica Veterinária, que destina um espaço específico de sua estrutura para receber animais de rua, que ficam tempo indeterminado esperando por um lar, resolveu colocar em evidência a importância dessa boa ação. Dienifer Subtil, Médica Veterinária da Bicho Vip, é a responsável por cuidar da parte sanitária dos animais que chegam na clínica, encaminhando-os para banho e tosa, castração, vacinas, medicação e hotel, respeitando sempre as necessidades de cada um.

 

Espírito de solidariedade

Eleonor Telles começou sua saga resgatando animais da rua em 2006, quando adotou sua primeira cadelinha. Depois disso, tornou-se uma protetora independente, pegando os cachorros em estado de vulnerabilidade e dando tudo que é preciso para sua recuperação, como comida, banho e tosa, castração, vacina, cirurgia, etc.

Após todo esse check up no animalzinho, ela os deixa nas pet shops da cidade, entre elas a Bicho Vip, que tem um espaço específico para abrigar animais que estão disponíveis para adoção. Em outros casos, ela os deixa na casa de amigas que servem de lares temporários. No seu próprio Facebook, Eleonor posta fotos e dados sobre cada um, para que as pessoas que se interessarem, possam entrar em contato e levá-lo para casa.

“Não entrego sem saber em qual casa e em que condições esse animal viverá. Faço o futuro dono assinar um termo de adoção e tenho o controle após a entrega do cachorro, pedindo para que me mandem fotos mensais, além de fazer algumas visitas para saber se está tudo ok com a adaptação”, comenta a protetora.

Eleonor relata que, em todo esse tempo realizando o trabalho de recolhimento, ela teve problemas apenas em um caso de adoção, já que a dona entrou em contato contando que o cachorro adotado havia fugido e sumido de sua residência. Em média, Eleonor consegue entregar cinquenta animais por ano para lares responsáveis, fazendo um grande serviço à comunidade e trazendo bem estar a cada bicho recolhido.

Por ser protetora independente, Eleonor paga tudo às suas próprias custas, não pedindo ajuda para ração, nem doações de nenhuma forma. Sua maior dificuldade, é encontrar lares para os cachorros de grande porte, como é o caso do Theo, da raça Shar-pei (você poderá visualizar a foto logo abaixo), que está disponível há quase um ano e meio, mas não aparecem interessados. “Não consigo ver animais na rua, é mais forte do que eu. Vejos os meus três sendo tão bem tratados em casa, então penso que os demais deveriam ter a chance de receber o mesmo tratamento. É recompensador e não pretendo parar com essa atividade por muito tempo”, desabafa a protetora.

Entre as pessoas para quem Eleonor entregou seus cachorros resgatados, está a Bruna, que adotou a Missi e deu a ela um lar cheio de amor e irmãozinhos de quatro patas. Conheça agora mais essa linda história.

 

O amor transforma

Bruna Busin teve um pensamento completamente indiferente aos animais até seus dezoito anos, quando seu namorado propôs que o casal adotasse uma cadela da raça Cocker que estava passando por dificuldades.

A partir daí, sua vida mudou. Olhos e coração abriram-se para os cachorros em situação de rua e, hoje em dia, ela possui cinco em sua casa e quatro na casa de sua mãe, além de ajudar outros que encontra diariamente precisando de carinho e comida.

“Sempre comento que é uma Bruna antes de começar a adotar animais, e outra Bruna após esse processo. Me tornei outra pessoa e descobri que não somos nós quem tiramos eles de situações desagradáveis, mas sim, eles que nos fazem superar tudo. Não tenho depressão, não me sinto sozinha, não me imagino mais sem essa troca tão positiva”, declara a mãe adotiva.

Apesar de toda a parte boa, Bruna também entende que para tudo é preciso ter um limite, pois os pets exigem tempo, dinheiro e atenção. Ao construir sua casa, já fez um espaço pensado para colocar seus cachorros, que em sua maioria, vieram do bairro Barcelos, já que ela leciona em um colégio da região. “Eles ficavam rodeando a escola, mas como tinham pouco potencial para adoção, já que eram feios e avançavam nos humanos devido aos seus traumas, ninguém os pegava. Outro problema é que são todos adultos e não mais filhotes. Porém, eu prefiro adotá-los com idade avançada, pois são mais caprichosos e fazem qualquer coisa para não serem atirados novamente na rua”, diz Bruna.

A Bicho Vip foi a clínica que recebeu todos os animais que Bruna adotou até hoje e realizou os procedimentos necessários para que eles hoje estejam saudáveis, tomando as medicações corretas e vivendo uma vida cheia de carinho e conforto.

 

Eles querem te adotar!

Théo - Esse Shar-pei lindo de 2 anos está pronto para fazer a segurança de sua casa! Apesar do porte médio e imponente, ele também é muito manso e querido, já estando castrado e vacinado. 

Tininha - A Tininha é uma cadela idosa, que foi encontrada próximo ao Parque dos Rodeios e já está castrada. Essa vovózinha merece um lar que a ofereça conforto, em troca de um amor incondicional.

Sorriso - Sorriso é um filhote que foi abandonado próximo ao CTG Porteira do Rio Grande, e que tem no máximo seis meses de idade. Já está castrado e é uma ótima companhia para crianças, pois é manso, espoleta e adora uma brincadeira!

Juju - A Juju é uma cadela que foi encontrada dando cria próximo a UERGS. Seus filhotes foram doados e sobrou ela para adoção. Essa mãezinha já está castrada, é muito dócil e espera ansiosamente por um lar cheio de carinho e amor!

Preta - A Preta é uma cadela que foi encontrada em Muitos Capões e que veio receber os devidos cuidados aqui em nossa cidade. Seu pêlo reluzente, seu porte grande e sua simpatia a fazem conquistar facilmente quem está por perto. Já castrada, também é ótima para pátios e contato com crianças.

Os sem nomes:

Esses três adoráveis cãezinhos (1 macho e 2 fêmeas) foram abandonados em uma casa, onde a família mudou-se e os deixou para trás. Infelizmente, não é possível saber a idade de cada um, porém o que podemos afirmar é que eles estão loucos para encontrar donos responsáveis e que os ofereça a atenção que eles merecem! 



 

COMENTÁRIOS




REDES SOCIAIS

FACEBOOK INSTAGRAM
O conteúdo das ofertas é de responsabilidade exclusiva de seus anunciantes.